20030413

Fui ver "O Pianista" hoje, e o filme é mesmo muito bom. Todo mundo tem falado do filme, que é muito forte, muito pesado, etc, e é mesmo isso tudo. Algumas cenas chocam, por mostrar claramente alguns atos de crueldade exercidos pelos soldados alemães. É impressionante.

Mas a cena que mais me tocou não foi nenhuma dessas cenas graficamente fortes. Foi uma cena mais pro final do filme, em que o personagem principal está se escondendo em um prédio completamente destruído e é descoberto por um oficial alemão. Ele está tentando abrir uma lata de comida quando vê o oficial, e congela de medo. O oficial faz algumas perguntas para ele, mas ele não consegue responder, até que se dá conta de que se não responder pode ser pior e começa a gaguejar algumas palavras. O oficial pergunta a ele o que ele faz. Ele diz que é um pianista. O oficial então, meio que para desafiar, o chama para uma sala ao lado, onde tem um piano, e diz para ele tocar alguma coisa. Ele se senta ao piano, fica olhando para suas mãos, para o teclado, ele já estava a mais de 2 anos sem tocar, e talvez até mesmo sem ouvir quase música nenhuma. De repente ele toca um acorde, e começa a tocar uma música devagar, aos poucos pegando ritmo, e por fim toca uma peça inteira.

A cena em si, a primeira vista, não tem muito de especial, mas foi muito forte pra mim, talvez (e provavelmente) por eu ser tão ligado a música também. Enquanto ele tocava sua peça, a câmera às vezes mostrava o oficial alemão, a princípio de pé ao lado do piano, e depois sentado numa cadeira atrás. E você vai vendo no rosto dele que ele se dá conta da atrocidade que os alemães estavam fazendo, da destruição que causaram. E se vê, durante a cena, a contradição do pianista judeu, que recebe de quem ele mais teme a maior dádiva que ele poderia receber naquele momento. Naquela hora o pianista vai crescendo junto com a música, que vai ficando cada vez mais poderosa, enquanto que o oficial alemão vai diminuindo, se encolhendo na cadeira. Eu chorei com essa cena. Chorei muito.

Depois de terminado o filme, enquanto levava a Fê pra casa, toda hora que me lembrava dessa cena meus olhos se enchiam de lágrimas. Acho que essa cena vai ficar na minha cabeça por um grande tempo ainda. É por isso que eu sempre falo (sem medo de soar como um clichê) que a música exerce um poder enorme sobre as pessoas, e que se pode fazer muito com ela...

(a imagem que aparece como entrada no primeiro link que coloquei ali ao lado para esse filme é exatamente a cena que eu falei)

Nenhum comentário: