20021211

Estou quase acabando de ler o "Lanark" do Alasdair Gray, e estou gostando muito! É interessante como um estilo pode prender ou não um leitor, não é? Antes deste, eu estava lendo "A Terceira Onda", por vontade própria, mas em algus trechos eu achava o livro tão chato que ficava semanas sem ler. Demorei muito tempo pra terminar. Este estou lendo até relativamente rápido. Levando-se em conta que o livro tem 655 páginas e que eu só leio no caminho casa-trabalho-casa, terminá-lo em 3 meses tá bom demais!

Uma coisa que eu achei interessante no livro foram os nomes usados (inclusive para pessoas) que podem parecer estranhos mas são em sua maioria nomes de lugares na Escócia. Lanark, Unthank, Provan, e por aí vai. E, procurando um pouco na internet sobre esses nomes e sobre o próprio livro, encontrei dois sites interessantes:

  • O primeiro é uma entrevista com o Alasdair Gray, um pouco longa, mas bem legal.
  • O segundo não tem nada a ver com o livro, mas encontrei procurando por "Unthank". É um site chamado the Degree Confluence Project, é um projeto de se visitar (e documentar as visitas com textos e fotos) todas as interseções de graus inteiros de longitude e latitude no planeta. Pra quem gosta de viajar. Sim, Unthank é uma cidade na Escócia, e um destes "pontos de confluência" fica lá...


Hoje eu terminei de ler o "Epílogo" do livro. É, já li o Epílogo, mas não terminei o livro. A ordem do livro é toda maluca (à primeira vista, depois a ordem vai fazendo sentido - como o Alasdair Gray diz na entrevista, ele quer que o leitor leia a história em uma ordem, mas pense nela em outra), então depois do Epílogo ainda tem 4 capítulos até o final do livro. E o Epílogo é muito interessante, porque o autor se coloca dentro do livro, conversando com o personagem principal (o Lanark do título) e discutindo literatura, filosofia (sentido da vida, deus, ...) e o final que ele vai dar para o livro, e pedindo a opinião do Lanark quanto a esse final. Nesse epílogo também tem um índice de plágios, ou seja, ele lista todas as obras que ele se baseou/copiou durante todo o livro. Depois do epílogo a história volta ao seu curso normal, mas o Lanark já não é o mesmo, já está bem diferente. Eu achei isso muito interessante.

Mudando de assunto, ainda estou sofrendo um pouco as conseqüências do tombo que levei semana passada. A costela ainda dói, e o pulso direito também. E pra mal dos pecados, peguei um resfriado que me faz espirrar toda hora (hoje foi o dia inteiro assim) e a cada espirro a costela dói ainda mais. Estou tomando um anti-inflamatório que aparentemente melhorou um pouco a dor, mas com os espirros ela piora de novo =[ Devo fazer ainda um raio-x pra ver se é alguma coisa mais séria.

Sexta-feira um casal de amigos vai se casar (só no civil), e a Fê foi chamada pra ser madrinha, mas eu infelizmente não vou poder estar presente, pois temos que terminar um projeto no trabalho até meados da semana que vem, para a empresa poder faturar o cliente ainda este mês, então pedir licença na sexta-feira pra ir ao casório está fora de questão, infelizmente. Queria estar lá. Mas desejo toda a felicidade pra eles. Fui visitar o apartamento deles no fim de semana e está muito legal.

Sábado tem a BizarroXmas, festa de "pré-natal" organizada pelo Shade que promete...

Nenhum comentário: