20090302

Paulista way of life

Deixei esse blog parado por um tempão. Uns 3 anos pelo menos. Mas agora acho que vou voltar a escrever. Agora tenho um motivo, tenho alguma coisa pra relatar.

É que ontem à noite vim para São Paulo e hoje foi meu primeiro dia de trabalho na Cidade Cinzenta. Então vou ver se coloco aqui umas impressões sobre essa experiência.

Não que isso seja 100% novo pra mim. Já vim inúmeras vezes a SP a trabalho, em projetos, e já até passei um tempo aqui de forma semelhante nos meses que antecederam o casamento. Mas agora é um pouquinho diferente, porque não é um projeto, é um emprego mesmo em SP. Não tem um tempo determinado, uma data de retorno.

Não estou me mudando pra cá. Vou ficar brincando de ponte-aérea nos fins-de-semana, já que a Fê não tem como se mudar pra cá por causa do trabalho dela. Então a ideia é: de segunda a sexta em São Paulo, fim de semana no Rio.

Eu nunca me vi trabalhando ou morando em SP. A gente sempre soube que SP é "onde está o dinheiro", é quase a "terra da oportunidade" no Brasil. Mas eu sempre estive bem no Rio, com trabalho, projetos (no Rio ou fora), e de uma forma que dava pra levar a vida direitinho. Infelizmente no ano passado arrisquei uma mudança de emprego que parecia ser boa mas se tornou uma experiência frustrada. E então há alguns meses fui contactado por um pessoal aqui de SP que me fez uma proposta interessante, e resolvi arriscar mais uma vez. Claro que tudo muito pensado e decidido em conjunto. E a forma que vejo isso agora é: se estou vindo para SP, se fiz essa escolha, se decidi fazer mais essa aposta, é de coração e braços abertos que vou encarar. Eu penso que se for pra fazer alguma coisa de mal com a vida, em um ambiente que não gosta, é melhor nem começar. E é por isso que encaro isso assim.

É claro que vou sentir saudades do Rio, da minha casa, da minha família, dos meus amigos (aqueles que ainda resistem por lá), mas por outro lado vou passar por uma nova experiência que pode ser muito boa pra mim.

Pois ontem vim para SP e estou agora escrevendo diretamente do flat do amigo e padrinho de casamento Daniell. Vou ficar enchendo a paciência dele por aqui até encontrar algum lugar para ficar, e vou ver se não demoro muito pra fazer isso. Cheguei e ele foi me buscar no aeroporto, de lá viemos para o flat e saímos para comer na Lanchonete da Cidade. Que por sinal a Helena sempre me falou desse lugar mas eu nunca consegui ir lá. Achei bem legal. Voltamos e falei um pouco com a Fê pela internet e fui dormir.

De manhã acordei e fui pro trabalho novo, de início de táxi pra ver o caminho, pegar referências, etc. Em breve vou tentar começar com o transporte público.

É um escritório novo da empresa, em um sobrado, um ambiente muito legal. Ainda estão arrumando a casa, então tem salas vazias, algumas sem ar condicionado (o que foi bem ruim no calor que fez hoje aqui). Fui o primeiro a chegar lá, esperei um pouquinho e as outras pessoas começaram a chegar. Alguns eu já conhecia pessoalmente, outros apenas por telefone, mas no geral o ambiente está bem legal.

Fora isso ainda não tenho muito mais a dizer agora, só que daqui a pouco devemos nos encontrar com os outros amigos nativos ou exilados em SP para minhas boas-vindas.

E vamos ver como fica isso aqui...

Um comentário:

Andreia disse...

"Eu penso que se for pra fazer alguma coisa de mal com a vida, em um ambiente que não gosta, é melhor nem começar. E é por isso que encaro isso assim"....Simples e corretíssimo. Começo a repensar certas verdades na minha vida profissional, hehe.