20010912

The Horror! The Horror!


Meu deus, o que foi isso que aconteceu hoje (ontem)? O mundo enlouqueceu de vez e esqueceram de nos avisar?

Eu estava no escritório de manhã trabalhando nos meus scripts quando ouço o Junior no celular:

"O quê? Nova York? COMO?? O WORLD TRADE CENTER? Não, isso é trote, não é verdade não"

Desligou e veio comentar com a gente que tinham explodido o WTC em NY, e nós também ficamos duvidando, até que decidimos entrar nos sites de notícias na internet pra tentar confirmar os fatos. CNN - fora do ar. BBC - fora do ar. O Globo - fora do ar. JB - fora do ar. Portais - extremamente lentos. Começamos a achar tudo aquilo muito estranho, até que um outro conhecido do Junior liga pra ele, e ouvimos o Junior mais uma vez ao telefone:

"Você também tá sabendo? Não é possível, então não é trote mesmo!!!"

Corremos pra pegar a TV que tem no escritório e quando ligamos estava lá escancarado na telinha da grobo o WTC queimando. Algum tempo depois uma cena impressionante, que foi uma das torres literalmente desmoronando, e todos do escritório amontoados em volta da pequena televisão portátil, boquiabertos e descrentes no que acontecia naquele exato momento.

As coisas acontecendo, as cenas das pessoas desesperadas correndo pelas ruas, fugindo da fumaça, algumas das que ainda estavam na segunda torre se atirando pelas janelas, discussões de quem, como, por que, especulações e mais especulações... Washington também tinha sido atacada, foram todos ataques kamikaze com aviões comerciais seqüestrados... Estavam falando também de ataques ao Capitólio e ao Congresso Americano.

Meu deus, quantos inocentes foram mortos por causa de uma demonstração de poder, ou seja lá o que foi aquilo...

No meio disso tudo, gente chorando, correndo, todo mundo tentando explicar e entender, olhamos pra TV e aparece outra cena impressionante, a do segundo avião colidindo com a segunda torre do WTC. Nunca imaginei assistir a alguma coisa assim na minha vida, juro que foi uma das cenas mais impressionantes que já vi.

Não conseguíamos ter reação nenhuma, todos impotentes, dando risinhos nervosos, descrentes, querendo saber notícias de amigos e parentes que moram ou que estejam por lá... isso foi a partir de umas 10h30-11h00 até a hora que saímos pro almoço, ninguém conseguia trabalhar direito com aquele clima no escritório (a empresa é americana e a sede fica no Colorado... o vice-presidente da empresa fica por aqui uns meses e tem família lá fora, estava transtornado...). Na rua só se falava disso, os rostos das pessoas mostrando a preocupação e a descrença que já tínhamos visto dentro do escritório. O almoço foi quase todo em silêncio.

Na volta do almoço fomos conferir o que estava dando na TV, ainda tinha uns 5 aviões comerciais não localizados, notícia de outros sumariamente abatidos por caças americanos, temendo apresentarem outras ameaças ao país.

Eu realmente ainda não consegui entender nem acreditar muito no que está acontecendo. Parece filme. Só que é real. E muito. E assustador.

Tentei ter notícias de uma amiga minha que mora em Manhattan, e até agora nada. O telefone que eu tenho já não é o dela, mudou. Mandei um email, espero que receba uma resposta. Logo. E positiva. Tenho muita pena das pessoas que perderam família e amigos nessa tragédia, pessoas que não tinham nada a ver com nada disso. Ninguém tinha. Não dá pra entender...

Que mente pode planejar esse tipo de coisa? Que tipo de pessoa pode querer fazer isso? Na saída do trabalho, comprei uma edição d'O Globo com um resumo de tudo, e tem uma frase lá que mostra um pouco a magnitude do problema:

"Um ataque como o de hoje está além da minha imaginação" -- Tom Clancy, autor de livros sobre terrorismo.

Nenhum comentário: