20011210

Ontem eu fui no show na praia, "Dê Uma Chance À Paz"... Lançamento do CD homônimo, com figuras, figurinhas e figurantes da MPB tocando músicas do John Lennon. Vamos ao retrospecto:

Primeiro, a chegada em Copacabana... a cada show que fazem na praia parece que bolam um esquema de trânsito diferente. Quando teve o show dos Titãs, há umas semanas atrás, fecharam as 2 pistas da Atlântica lááá no final, perto de onde tinham montado o palco. Como eu disse aqui há uns posts atrás, eu me ferrei nessa, porque achava que o show era em Ipanema e não estava esperando a zona toda. Fui pela Atlântica, peguei um trânsito desgraçado e ainda tive que dar a maior volta pra poder chegar na casa da Fê. Pois bem... eu, gato escaldado, pensei: "beleza, como a Atlântica vai estar fechada, já vou direto pela N.S.Copacabana, viro no Copacabana Palace e pego a Atlântica de volta." Simples, não? Não! Mudaram o esquema de trânsito, então só a pista da praia estava fechada na Atlântica, e a outra estava com a mão invertida. Ou seja, quando virei no Copacabana Palace pra pegar a Atlântica, dei de cara com um monte de carros olhando pra mim com os faróis esbugalhados... e tive que ir na direção contrária e dar uma volta enorme pra pegar a Atlântica com a mão invertida... Tudo bem, fiz isso, cheguei na casa da Fê e, quando olho pela janela, a Atlântica estava com a mão normal... Eu não entendi mais nada, mas pelo menos já estava lá.

Fizemos uma horinha em casa e descemos pra ir até onde seria o show. Dessa vez o trânsito pra chegar lá não estava tão ruim, então eu pensei que não fosse encher tanto, mas estava bem cheio. O show demorou quase uma hora pra começar, mas quando começou, a banda atacou com um instrumental inspirado em "(Just Like) Starting Over" e parou. Pensei que a música fosse ficar só nisso, mas logo entra o Ed Motta no palco e canta a música inteira com a banda, que acompanhou todos os outros artistas. Como eu disse quando fui ver o show dele no ATL Hall, o gordinho sabe muito de música =]

Eu tinha combinado com a VK de encontrá-la por lá, e lá pela terceira ou quarta música ela me liga no celular, mas quando eu estou tentando dizer onde eu estava a bateria do meu celular acabou, então eu fiquei ainda um bom tempo tentando falar com ela usando "resto" de bateria (desliga-o-telefone-espera-um-pouco-liga-de-novo-tenta-falar-com-o-fiapo-de-energia-que-ainda-tem-acaba-bateria - repeat ad nauseum). Mais tarde conseguimos meio que nos falar e ela foi nos resgatar pro meio do povo no meio da areia de frente pro palco. Estavam com ela o Nix e o JP. Durante o show saíram vários comentários bizarros e surreais, com papos sobre hobbits, a evolução da raça humana e sua adaptabilidade ao ambiente à sua volta, a importância de se dobrar os joelhos ao se tocar guitarra, entre outros... Destaque: quando o João Barone estava fazendo seu "discurso", citou "Ghandi, John Lennon, Chico Mendes, queimados enquanto lutavam pela paz...", ao que um grupo que estava atrás de nós começa a pular e gritar "Aêêêêê Queimados!!! urrú!!" =P Ah sim, o Lobão foi eleito por nós, em unanimidade, o "nosso Iggy Pop brasileiro"... merece =]

Mas voltando ao show... algumas daquelas versões eu já conhecia dos especiais "Submarino Verde-Amarelo" do MultiShow, sendo elas: "I'm So Tired", pelo Nando Reis; "Something", pelo Gilberto Gil; "Because", pelo João Bosco; "Revolution", pelo Frejat.

E, falando em Frejat, parece que a única música dos Beatles que ele conhece é "Revolution", porque sempre que ele se mete em algum evento desses com músicas dos Beatles, é essa que ele toca. Tanto, que, assim que ele entrou no palco, eu comecei a cantarolar a introdução de "Revolution", a VK olhou pra mim como que não entendo nada, mas não deu outra, era essa música mesmo que ele ia tocar. E parece que ele ainda não aprendeu direito, porque tanto no "Submarino Verde-Amarelo" quanto no show de ontem, ele errou. Por sinal, ontem ele estava com o poder do Toque de Mirdas... tudo em que ele tocava se tranformava em M... das 3 músicas que ele participou, erraram em 2!!!

Algumas versões foram desnecessárias, mas as do João Barone (em sua "estréia no Cone Sul", ou seja, cantando) surpreenderam... tocou "Tomorrow Never Knows", que eu nunca imaginei ver alguém tocando ao vivo, e "Working Class Hero", com um arranjo pesado e irreconhecível. Destaque para o Charles Gavin tocando pandeirola em "Tomorrow Never Knows"... acho que nunca ouvi uma pandeirola tão bem tocada na vida (pois é, foi só o que ele fez... e quem é que ouve pandeirola em show ao vivo???)

Mais tarde teve também homenagem ao "Jorge" Harrison (segundo Gilberto Gil).... com "While My Guitar Gently Weeps", para deleite dos beatlemaníacos presentes e desespero do Nix =] A música teve a participação de Celso Fonseca, Frejat e Andreas Kisser (!!!) nas guitarras.

Depois teve o Gilberto Gil, que é o "mentor" do CD, mas acabou fazendo uma "geléia geral" no show. Começou com Imagine, depois tocou "De Leve", versão em português pra Get Back que é uma besteira sem tamanho, mas que no final foi emendada com a letra original cantada em "inglês baianês" ( gui béqui, gui béqui, gui béqui tu uéri iu onci bilôngui), e a versão de "Something". Depois disso, a pedido do Sergio Groissman (que estava apresentadno, por exigências do mesmo Gil), ele tocou "A Paz", e aí chamou todo mundo que tinha participado do show pra cantarem "Give Peace A Chance" com o Arnaldo Baptista, ex-Mutantes, que já tinha cantado isso mais cedo com o Andreas Kisser tocando guitarra.

E foi isso. Nix e VK não conseguiram ficar até o final. Eu fiquei porque sou beatlemaníaco mesmo ("o maior beatlemaníaco que eu conheço", segundo a VK). Foi legal. E de grátis =]

Depois fomos ao Roberto's e eu voltei pra casa.

Hoje indo pro trabalho o ônibus quebrou em Copacabana. Eu não estava afim de pegar van ou outro ônibus pro centro, então fui andando até o metrô. Passei por uma pessoa que eu não tenho falado há um tempo (ou que não tem falado comigo), e ela passou direto, faznendo que não tinha me visto. Tudo bem, não ligo não.

Chegando no escritório, já começou com stress logo de manhã, mas à tarde vimos que não precisava tanto. No mais, dia tranquilo....

Nenhum comentário: