20021014

Cededê

Hoje fui ver "Cidade de Deus" no cinema com a Fê, e tenho que concordar: o filme realmente é bom. Já escreveram sobre a história do filme em tudo quanto é canto, então mais uma vez eu não vou ficar repetindo aqui tudo aquilo que já foi dito. Mas vou falar algumas coisas.

Primeiro - a melhor frase que já colocaram em um filme nacional está nesse filme: "(...) porque, afinal de contas, paulista nao pode ser 'legal pra caramba'". Tá, eu sei que eu sou suspeito pra falar isso, mas o cinema foi abaixo quando falaram isso no filme.

Segundo - O filme incomoda. Tinham me falado que o filme era forte e ao mesmo tempo engraçado, "pelo jeito deles falarem". O tempo todo o pessoal ficava rindo dos diálogos. E chegou uma hora durante a projeção que eu me dei conta de uma coisa: fomos ver o filme no UCI, um dos cinemas mais modernos, caros e, por consequencia, "elitizados" do Rio de Janeiro. Garanto que 90% (ou mais) das pessoas que estavam naquela sala moram na Zona Sul do Rio, ou na própria Barra, que fica a poucos quilômetros da Cidade de Deus. E as pessoas assistiam àquilo, e riam das situações mostradas, que não fazem parte do nosso dia-a-dia, mas que são as vidas daquelas pessoas mostradas no filme. A gente fica querendo acreditar que o que mostram no filme foi exagerado "pra dar um filme legal", mas no fundo sabe que o que tá ali é real. É só ler os jornais. E ainda assim, todo mundo acha divertido. E isso incomoda. Eu também ri. Eu também achei engraçado. Mas eu tive esse "estalo", e isso me incomodou. Mas eu também acredito que esse era um dos intuitos do filme, e se realmente era, eles conseguiram.

Terceiro - Pronto, Fê, agora você pode finalmente comentar com o povo da gravação sobre o filme, e o Jonathan não vai mais ficar te enchendo ;]

Nenhum comentário: