20021121

Dia Nacional da Consciência Negra. Feriado no estado do Rio de Janeiro. Estou eu no meu carro indo pra casa da Fê, quando páro o carro num sinal na Lagoa, aquele em frente ao posto Mengão. Ao lado esquero do meu carro, uma moto parada com dois rapazes, negros. Abriu o sinal, andamos todos, e paramos no próximo sinal, em frente ao clube do Flamengo, dessa vez com a moto à direita do carro. De repente eu vejo alguém sacando uma pistola e andando na direção do carro. Se você pensou que foi um dos caras da moto, se enganou e caiu no preconceito. Da mesma maneira que o policial que sacou a pistola também fez isso. Pois é, um policial simplesmente sacou uma pistola no meio da rua, às 3 horas da tarde, para abordar uma motocicleta com "dois indivíduos suspeitos", só pelo fato de serem negros. Não, eles não tinham nada, e o policial saiu com cara de tacho. E isso porque nós estávamos no Dia Nacional da Consciência Negra... shame on a nigga...

Eu confesso que fiquei com medo na hora. Medo do policial....... =P

E depois lembrei de uma frase que o vice-presidente lá da empresa disse outro dia, quando comentava porque estava pensando em mudar o escritório de bairro (ou até mesmo de cidade) por causa da violência: "Cada dia eu vejo alguma coisa diferente na rua. Um dia foi um cara atropelado. Outro dia, assalto na esquina. Já quase fui assaltado na entrada do hotel. Eu não quero me acostumar com esse tipo de coisa. Não posso me acostumar a ver a violência em volta e ficar indiferente".
Alguma coisa assim. Dei toda a razão a ele naquele momento...

---

"Eu Vi" - Os Mulheres Negras

"Existem mil histórias de carro e racismo, esta é apenas uma delas"

Era um sábado a noite
Rua Augusta um passat
no passat dois negros
eu vi, eu vi
o som rolar de dentro
do passat - CHIC SHOW!

rapa!

pa pa pa

e a polícia vem descendo,
e a polícia vem descendo
(CAMBURÃO!!!)
camburão mandou passat ali parar

mão no pescoço
todo mundo fora do passat iu iu

revistando os negros
parece que eles tavam limpos - eu vi
eles tavam limpos - eu vi

motoqueiro
parou bem do meu lado
(ele disse assim)
É duro se preto
disse o motoqueiro
branco pra mim
eu vi
juro que eu vi
eu nunca me esqueci
era um sábado à noite..."

Nenhum comentário: