20030504

Redescobrindo os Clássicos


Na quinta-feira, antes de ir buscar a Fê para tentarmos assistir Frida (mais sobre isso daqui a pouco), fui até o shopping buscar umas fotos pra ela. Estava lá na loja quando passo por dois garotos com suas camisas dos Blink-182's da vida, skate na mochila, etc, um deles falando no celular: "maluco, aqui onde eu tô tem uns discos sinistros do Van Halen!" com o Van Halen II na mão. Depois de desligar, ainda o ouvi falando com o amigo: "Essa bandinha (sic) é muito legal, o guitarrista deles, o Van Halen, toca muito!". Pelo menos ainda tem gente ouvindo coisa boa e não só essas "bandas de rock" que aparecem por aí, imitando o Pearl Jam e fazendo pose de mau. Eu daria crédito à volta da Fluminense FM no ano passado, não fosse a tragédia...

[dzzt!]

Pois é, durante esse feriado, quando ia ouvir um pouquinho de rádio, passava pela Flu FM e já estava achando estranho, que tinha muita batidinha dance por ali. Hoje deixei um pouco nela, tentando ignorar os tum-ts-tum-ts-tum-ts e os vocoders, e me assustei quando ao final de uma música entrou um homem falando... opa, que é isso? A "maldita" (que já não era tão maldita há um tempo) tinha como tradição ter apenas locutarAs, e aí eu entendi: a Fluminense, depois de tomar de volta o lugar da Jovem Pan, não conseguiu se sustentar como "rádio rock" e sucumbiu à programação "light-adulto-contemporâneo"... é uma pena, agora voltamos a ter só a Rádio Cidade pra ouvir umas guitarras, mas só toca o que tá na mídia mesmo, e é um jabá só... é difícil tocar alguma coisa diferente no meio de tanto Detonautas, CPM 22, Raimundos (que já foi uma boa banda), Creed, Puddle of Mudd, Blink-182, etc... e quando toca alguma coisa diferente, são só "as conhecidas".

[dzzt!]

Mas ontem conseguimos finalmente assistir Firda -- não estivesse difícil conseguir ingressos, na verdade estava difícil conseguir chegar no cinema a tempo, já que o filme está passando em poucas salas na cidade. Mas valeu a pena, o filme é muito bem feito, em especial as passagens que misturam o filme com as pinturas. No filme todo mundo come todo mundo, a começar pelo marido da Frida, o (também) pintor mexicano Diego Rivera, que pintou um mural pro Rockefeller Center que foi destruído antes de ser terminado. Fiquei tentando lembrar de um filme que vi há pouco tempo na televisão que mostrava exatamente isso também. A única coisa que eu achei ruim no filme foi a senhora que se sentou ao meu lado, que pasosu o filme inteiro, por assim dizer, "gaseificando" o local. Foi horrível...

Nenhum comentário: