Estou de volta ao Rio, finalmente! Não pude atualizar o blog por esses dias, mas fui anotando algumas coisas em um documento texto no notebook, à noite, no hotel, e que vou colar aqui daqui a pouquinho.
A volta ontem deveria ser um pouco mais tranquila do que realmente foi... Já saí do hotel de manhã um pouco assustado, porque na quarta-feira o tempo mudou por lá, e ontem de manhã no "Bom Dia Rio Grande" disseram que o aeroporto de POA estava fechado devido a condições meteorlógicas. Ainda bem que, quando deu a hora do meu vôo, já estava normalizado. O meu vôo estava marcado para as 15h20, com escala em Guarulhos. Saiu pouco depois da hora, mas quando chegou em São Paulo demorou muito pra sair. Primeiro disseram que o avião iria ser abastecido, depois tentaram ligar o avião e nada. Tentaram de novo e nada. Nós estávamos nos preparando pra descer do avião e ajudar a empurrar pra ver se pegava no tranco, mas o piloto disse que estavam "com um pequeno problema técnico" e que a manutenção já estava sendo feita. Resultado: teoricamente eu estaria chegando no Rio às 18h, e acabei saindo de São Paulo às 18h30... Fun, fun, fun!
Quando cheguei, meus pais estavam me esperando, com a Fê, no Outback. Jantamos, e eu fui levar a Fê em casa, porque eu estava muito cansado.
Agora as coisas que eu escrevi enquanto estava lá:
--- Segunda-feira, 13/05/2002 ---
Cheguei a POA às 20h00, conforme planejado, mas eu teria que esperar até 22h00 para ir para Santa Cruz, porque teria outra pessoa vindo junto. A idéia seria ficar fazendo hora no aeroporto, fazendo o "reconhecimento do território" para saber o que tinha, aonde ir, o que comer, etc... Por sinal, o aeroporto de POA hoje é também um shopping, com cinema e tudo!!!
Só que quando eu cheguei no aeroporto de POA, já tinha gente me esperando lá. Duas pessoas que vão acompanhar os trabalhos (upgrade de produto e treinamento) em Santa Cruz. Só que eles não sabiam que ainda esperaríamos até às 22h. Deixamos a minha bagagem no carro deles e fomos para um restaurante do aeroporto. Eu não estava com muita fome, tinha comido alguma coisa no avião, mas eles quiseram comer. Eu não estava para muitos amigos, mesmo porque não estava nem um pouco a fim de vir pra cá, então quase não falei com eles. Não por querer, mas realmente não estava no melhor dos meus humores.
Deu a hora, fomos para o local marcado e encontramos com o motorista que me traria para Santa Cruz. Então passamos a minha bagagem para o carro d'O Motorista (a partir de agora vou me referir a'O Motorista com letras maiúsculas, porque não sei o nome dele) e eles seguiram para Santa Cruz enquanto nós esperávamos a outra pessoa, que não demorou muito a chegar. Estava vindo da África do Sul!!! O cliente que eu vim visitar atua na indústria tabagista, e eles têm uma plantação de fumo lá, me disseram que toda semana tem gente indo e vindo de lá.
Pegamos a estrada para Santa Cruz por vota de 22h15. A cidade fica a aproximadamente 180km de POA, ou seja, previsão de chegada para, no mínimo, meia-noite. O Motorista estava todo animado, que tinha recebido uma ligação falando que o time da cidade, o Guarani, havia sido campeão da sua liga e iria disputar em seguida o título com Grêmio e outros grandes do futebol sulista. Quando estávamos chegando perto de Santa Cruz, O Motorista disse que deixaria o outro sujeito em casa e depois me levaria ao hotel. Entrando na cidade onde ele morava - que não consegui descobrir o nome, mas que sei que é a Capital Nacional do Chimarrão - estava o povo todo na rua esperando os "heróis" chegarem. Tinha até carro de som tocando o hino do Guarani! "O time índio que vi jogar desde guri / Guarani! Guarani! Guarani!" ou algo que o valha. E olha que já era meia-noite! Deixamos o carinha em casa e seguimos viagem, passamos pelo pedágio da Santa Cruz Estradas S.A., onde na direção oposta vinha uma van que O Motorista disse ser da rádio, que estaria cobrindo o evento, e logo atrás vinha um ônibus, provavelmente com o time lá dentro.
Chegamos finalmente a Santa Cruz, à 00h20, e O Motorista me levou para um hotel bonito, no estilo chalé, daquele tipo de hotel em que se hospeda quando se faz viagens turísticas ao Rio Grande do Sul, todo de madeira, provavelmente com direito àquele café colonial monstruoso que é tão famoso por aqui. Mas não era o meu hotel. Mesmo assim, O Motorista disse para conferirmos se tinha a reserva lá, porque tinham falado pra ele que era aquele o hotel, mas a minha confirmação era de outro. Não tinha (claro). Fomos então para o hotel que eu tinha dito, e ele disse que, se não tivesse reserva nesse também, voltaríamos para o primeiro, porque muita gente da empresa se hospedava nele. Mas a minha reserva estava aqui, então fiquei (droga!). Mas é um hotelzinho direitinho, sem mordomias, uma cama até confortável, um frigobar com algumas bebidinhas (a primeira "carga" do frigobar é cortesia), água quente no banheiro, e tal. Tem uma TV. Mas essa TV só tem alguns canais abertos, nada de mordomia de TV a cabo. O ar condicionado faz muito barulho. Não está frio o suficiente pra deixá-lo desligado. O apartamento que me deram é em andar baixo, e toda hora passa algum tipo de caminhão ou ônibus ou sei lá o que bem debaixo da minha janela. E a água das torneiras é estranha, parece ser meio oleosa. Pô, eu queria ter ficado no outro hotel! Mas tudo bem.
Amanhã às 8h vem outro motorista me buscar aqui e me levar até a empresa, e eu começo minhas tarefas. À noite tem pré-estréia do filma do Homem-Aranha. No Rio, é claro!!! Primeira pré-estréia do filme no Brasil. Promoção da Telefônica Celular. Promoção que eu ganhei também, mas não vou poder ir porque estou "a milhas e milhas distante". Quarta-feira tem show do INXS no ATL Hall, no Rio, que eu estava querendo ir ver, mas não vou poder porque estou "tão longe de tudo". Terça e quarta (e quinta também, eu acho) tem The Osbournes na MTV, mas não vou poder ver porque, com já disse, só tem canais abertos aqui. Não, a MTV aqui não pega em UHF. E a RBS pega em 2 canais! É o monopólio da Rede Grobo! =]
Agora vou dormir, com esse barulho infernal do ar condicionado borbulhando no meu ouvido, e o caminhão (e a moto também) passando a cada 15 minutos lá embaixo...
(escrito entre 1h20 e 2h00 mais ou menos)
--- Terça-feira, 14/05/2002 ---
Descobri que o nome da cidade do Guarani é Venâncio Aires....
Descobri também que Santa Cruz do Sul é uma colônia alemã. Além da população predominantemente loira de olhos azuis, os bairros se chamam Vila Schultz e os ônibus se chamam Stadtbus!
Descobri ainda que a empresa não é indústria tabagista, é indústria fumageira... as indústrias fumageiras produzem o fumo em folhas que é vendido para as indústrias cigarreiras fazerem o veneno vosso de cada dia (vosso, porque eu tô fora...)
O horário lá na empresa é louco! Das 7h30 às 17h18!!! Dá pra entender?? 17h18!!!
Ah, sim, o "outro motorista" que veio me buscar no hotel hoje de manhã nada mais era que o diretor da área que está usando a solução que eu vim dar treinamento...
Eu ainda continuo intrigado com a água do banheiro, ela realmente parece ser oleosa, é muito estranho. E por causa disso, eu quase caí dentro do box do banheiro, tanto ontem à noite quando hoje. Mesmo com aquele tapetinho de borracha no banheiro.
Eu pensando que o trabalho aqui fosse mais tranquilo do que SP, mas nada disso... hoje fiquei até as 22h!! Aaaarrrrgggghhhh!!!! Eu quero tentar conhecer um pouco da cidade, mas desse jeito fica difícil... a churrascaria que dizem ser a melhor da cidade fica do outro lado da praça que fica em frente ao hotel, mas chegando às 22h30 não dá nem ânimo de ir pra lá. Fui jantar no restaurante do hotel mesmo (olha que legal, o nome do hotel é Charrua, e o nome do restaurante do hotel é Charruá... sentiu a diferença???) que demorou séculos!!! E eu morrendo de fome!
Aqui também tem "a igreja mais gótica da América Latina (tchê!)", que eu tb vou tentar visitar.
Aqui não está frio, mas eu acabei nem dormindo com o ar condicionado ligado ontem. Hoje acho que vou fazer a mesma coisa que fiz ontem, que foi deixar o ar condicionado ligado até a hora de dormir, e então desligar. Desse jeito esfria um pouquinho o quarto pra dormir, mas eu não sinto frio à noite =]
Eu tinha mais coisas pra escrever, mas nao estou lembrando agora. Depois se eu lembrar eu escrevo. Agora eu vou é dormir...
np: "Amateur", Aimee Mann
(escrito à 01:30)
--- Quarta-feira, 15/05/2002 ---
Hoje começou o treinamento. Que eu não gosto de fazer. Mas até que foi (quase) tudo (quase) bem. Pra variar um pouco, tivemos problemas com a instalação, desde ontem, que ficamos lá até as 10 da noite pra tentar resolver. Era uma parte do sistema que eu queria usar como topico principal do treinamento, mas nao conseguimos colocar pra rodar. Ficamos combinados com o suporte nos EUA de fazer o treinamento na parte da manha mostrando outra parte, e na hora do almoco entrariamos em contato com eles pra tentar resolver, ja que seria a hora que o expediente nos EUA estaria comecando. Nada feito! O treinamento, depois do almoco, deveria comecar às 13h30, mas eu ainda fiquei no telefone com os gringos até as 14h30, e nao consegui resolver. Nao deu nem pra sair pra almocar (mais uma vez...) Acabou que enrolei mais um pouco o treinamento na parte da tarde, e no fim da noite continuamos a tentar consertar o sistema. Conseguimos às 9h da noite, e saímos às 9h30.
Ainda nao consegui ver a cidade direito, saindo tarde de la como tenho feito. Ta, tudo bem, hoje cheguei no hotel por volta de 10 da noite, mas aqui nao é nenhuma grande metropole, entao nao tem muita coisa aberta a essa hora.
(escrito à 12:30)
Tô triste... acabei de voltar da churrascaria, e tô triste... de tanto comer! Realmente, o churrasco deles é muito bom! E os garçons, como costumam dizer por aqui, vêm todos "enlouqueciiiiidos" servir, não dá nem tempo de comer direito. E, no final, a surpresa - churrasco rodízio (!!!) com buffet (!!!) mais dois refrigerantes por míseros R$ 12,80! Inimaginável pra quem tá acostumado com preços de Rio de Janeiro (e São Paulo...)
Mas então, hoje deu pra sair mais cedo do cliente (20h). De manhã estava muito quente, e na hora do almoço (11:30 da manhã, meu deus!) começou uma ventania "enlouqueciiiiida". Quanto estávamos dentro do restaurante almoçando começou a chuva, "enlouqueciiiiida". O vento forte levou o cheiro das plantações de fumo e, eu tenho que admitir, o cheiro do fumo em si é até gostoso... Eu não falei direito ainda da sala onde está sendo feito o treinamento... é uma sala de reunião (ou de eventos, talvez) enorme, que vira sala "de recreação" na hora do almoço. Explico. Eles têm convênio com um restaurantezinho que fica ao lado do prédio, então se almoça muito rápido. Até completar a hora de voltar do almoço, então, as pessoas vão pra essa sala. E, na sala, tem baralhos por toda parte, uma estante cheia de livros (trilogia Senhor dos Anéis, "3001 A Odisséia Final", "O Xangô de Baker Street", um dos livros de piadas do Casseta & Planeta, entre outros), sofás muito confortáveis por toda a parte (dá até pra tirar um cochilo se quiser), e uma televisão. Então na hora do almoço ligam a TV para assistir o jornal. E no fim do dia, como ainda estávamos lá terminando algumas configurações para o curso amanhã, ligamos a TV para assistir o jornal. E no jornal local estavam falando da ventania e da chuva, o vento derrubou diversas árvores na cidade e fez a temperatura baixar. Finalmente! ONZE GRAUS de uma só vez! Baixou pra 16°! 8]
Quando chegamos no hotel ainda estava chovendo, e eu tava meio puto porque no dia que eu finalmente consigo sair mais cedo eu não poderia dar um passeio pela cidade, então esperei um pouco antes de descer para o restaurante do hotel (onde eu jantei nos últimos dois dias) para ver se a chuva passava. Passou. Corri para trocar de roupa (afinal de contas, se a chuva me pegasse de novo não encharcaria meu terno) e fui correndo sair do hotel. Infelizmente, por já estar "tarde" e ter chovido, estava tudo fechado e deserto. Fui então pra churrascaria para ver se era boa mesmo, e era. E agora tô triste...
<homersimpson>hmmmmm.... churrasco.....</homersimpson> =]
(escrito às 22:45)
Nenhum comentário:
Postar um comentário