20020424

Recebi isso por email hoje, de um colega de trabalho:

"Triste país este em que pessoas como Kleber viram ídolos. Sem ter feito nada de bom, apenas por que fracassaram na tentativa do mal, são julgados inocentes.

Apenas por cometerem incontáveis erros de português, são julgados puros.

A desinteligência é confundida com qualidade, com algo a ser valorizado.

Pela sua ignorância e falta de estudo, imediatamente julga-se que não teve oportunidades, sem levar em conta a realidade de fatos.

Pessoas identificam-se e pronto.

Alguém lhe perguntou por quê não estudou ?

Não, apenas constatam que o brasileiro típico não tem estudo, é ignorante e ponto final.

Triste país este que nunca soube votar, que se deixa levar pelas aparências, pela casca, como se conteúdo fosse o que menos importasse...

Triste país em que um aproveitador barato vence um trabalhador, motivado apenas por preconceito.

A votação do BBB, mais do que uma etapa num programa de TV, mostra a lamentável radiografia de um país superficial, em que a malandragem sempre predomina em detrimento ao caráter, à integridade, ao produzir.

Hackers de última hora modificam o percentual de votações, esfregam na Cara dos internautas, e nada é feito. Alguma semelhança com Brasília?

Infelizmente não é mera coincidência...

Ídolos de barro são construídos num piscar de olhos, o corpo, o rebolar, são sempre mais valorizados do que o caráter de um ser.

Vê-se o país em que hoje vivemos : Um enorme potencial desperdiçado.

Um povo que poderia ser vencedor, íntegro, trabalhador. Mas a indolência, a malandragem, a falsa pureza é que são moedas correntes num mercado inexplicável.

Kleber promete que se ganhar dá dinheiro aos outros participantes.

O povo o aplaude. Já na primeira prova vende sua participação em troca de um carro usado. O povo aplaude as falcatruas expostas, acostumado que está...

Trata mulheres como objetos usáveis e descartáveis. Refere-se à Xaiane como "cascuda para o ato" utiliza, descarta, fala mal dela para todos, parte para a próxima. O público, ao invés de castigar a cafajestagem, transforma-o num astro de última hora...A própria Xaiane? Que vergonha! Apóia o mau-caráter.

Um simpatizante ameaça na net que todos que falarem mal do moço vão receber vírus em seus computadores. O servidor da Globo emperra, impedindo-nos de votar no domingo pela eliminação de Kleber, e na terça-feira, a favor de André ou Vanessa. Manipulação explícita ?

O mal vence e o bem sai, com um sorrisinho amedrontado.

Kleber dentro da casa chora de saudades dos pais, promete que fará caridade com o dinheiro, que ajudará outros participantes, que Maria Eugênia (boneca fabricada, cabeça de lata, como ele) o acompanhará até o fim.

Bastou anunciar-se o resultado e tudo mudou: Maria Eugênia foi "deixada para depois", Bambam sai da casa e só após longuíssimos minutos se divertindo com a galera é que foi dar um abracinho mixuruca nos pais...

Seu grito com a galera ? "Nós vamos curtir muito com esta grana" Ué, e a caridade ? E a promessa que fez, ao vivo na noite de domingo, de que ficaria 12 horasde joelhos ?

Onze eliminados. Alguns ruins, outros bons. Os outros dois finalistas, mais humanos e autênticos.

O ídolo de barro ganhou. É burro, ignorante, não tem cultura.

Mas foi espertalhão, soube ludibriar o público com um "jeitinho humilde" inventado e aperfeiçoado, com um discurso demagógico que qualquer olhar mais atento desmascara.

Triste país este. Após a vitória de Kleber, ficou ainda mais triste ser brasileiro.


Arnaldo Jabor."


[o texto não é do Jabor, segundo o próprio disse em sua coluna n'O Globo... - 29/04/02]

Nenhum comentário: