Vou falar mais d'Os Mulheres Negras. =]
Eu falei só do André Abujamra, mas é injustiça não falar do Maurício Pereira. Depois dos Mulheres, ele saiu fazendo workshops, continuou gravando discos e fazendo participações (até no Castelo Rá-Tim-Bum!!!).
Ontem eu tava ouvindo o "Música E Ciência", de 1988, que é interessantíssimo! Tem cover de Beatles e Gershwin!!! Mas hoje eu parei pra ouvir direito o "Música Serve Pra Isso", e é interessante que várias coisas que o Abujamra fez no primeiro do Karnak já estavam nesse disco... Duas músicas, inclusive, foram refeitas pelo Karnak: "Martim", que aparece como "Martim Parangolá" no do Karnak, e "Só Quero Um Xodó", do Dominguinhos. Outras coisinhas também, como os títulos "Imabrueri", dos Mulheres, e "Hymboraewqueyra", do Karnak. No "Música e Ciência" tem também uma música em "língua inventada", "Ferias (Juntos Ou Não, Felizes Junto)", que é em "espanhol" e "inglês", mas sem letra alguma =] As vinhetas também estão lá por toda parte.
Quem já ouviu o "Rotomusic de Liquidificapum", do Pato Fu, vai reconhecer muito daquela sonoridade nos discos d'Os Mulheres Negras. Por sinal, o André Abujamra foi o produtor do "Tem Mas Acabou" do Pato Fu, um dos melhores deles IMHO. O Patu Fu contribuiu com uma música no "Universo Umbigo", segundo do Karnak. E o mesmo Pato Fu reuniu André Abujamra e Maurício Pereira novamente ano passado pra gravar a faixa "Day After Day" no "Ruído Rosa". Os Inimigos do Rei participam em uma faixa no "Música Serve Pra Isso", e depois o Paulinho Moska, que fazia parte dos Inimigos do Rei, participou dos dois primeiros do Karnak, além de fazer algumas aparições em shows. O Theo Werneck também aparece em um disco dos Mulheres, e depois nos do Karnak, seja fazendo participações, seja dividindo composições. Marisa Orth também aparece tanto nos d'Os Mulheres quanto com o Karnak. É meio como uma máfia, isso... =]
Mas eu ainda estou começando a ouvir esses discos, e sei que ainda tenho MUITO pra descobrir neles. Recomendo uma audiçãozinha pelo menos pra quem quiser conhecer um pouco, as músicas são muito interessantes, apesar da sonoridade datada (as baterias eletrônicas não negam...)
Eu sei que é atrasado, mas vai aí uma brincadeirinha em flash que até tem alguma coisa a ver com a Páscoa: http://www.esu.lt/andrius/10/go.htm
np: "Monstros Japoneses", Os Mulheres Negras
Nenhum comentário:
Postar um comentário