20020726

Acabei de assistir ao Pato Fu ao vivo na MTV.

1 - Queria ter podido ir nas gravações
2 - Tá bom demais
3 - Eu quero o CD
4 - Eu quero o DVD

Como eles mesmos disseram, eles quiseram fazer desse show -- que foi pra comemorar 10 anos de carreira -- um show diferente dos shows que vinham fazendo em turnê. Então chamaram o Hique Gomez e o Nico Nikolaiewsky, do Tangos & Tragédias, e o Lulu Camargo, tecladista do Karnak. Eles simplesmente reinventaram todas as músicas! Mas eu não vou ficar aqui falando não, o programa estreiou na MTV hoje, então ainda vai reprisar algumas vezes... quem não estiver afim de ver (ainda) mas quiser ler alguma coisa sobre o show, tem a nota que saiu n'O Globo. Até a VK deveria ver! ;]



Dia 9: Marrakech
Café da manhã, almoço e alojamento. Pela manhã visita da cidade. Tarde livre.

A quarta das cidades imperiais, Marrakech foi fundada em 1062 como capital da dinastia dos Almoravides, continuou no século XII como capital dos Almohades. O nome vem da expressão "Marra Kouch", que significa "Terra dos Kouch". Kouch era o nome dado a guerreiros da Mauritânia. O nome da cidade originou o nome do próprio país, quando os europeus pegaram o nome errado, primeiro transformando o "-ch" para "s" (o que daria algo como "Marrakes", bem próximo do "Marrocos" em português), e depois até mesmo tirando a terminação, até chegar no "Marroc" usado pelos franceses. Quando os Almoravides começaram sua conquista da Espanha, Marrakech recebeu muito da cultura cosmopolita da Andalucia. O poder dos Almoravides fez de Marrakech um grande centro comercial, e muitas riquezas entravam na cidade, transformando ainda mais sua arquitetura. Em 23 de março de 1147, os Almohades conquistaram Marrakech, e continuaram suas conquistas pelo norte da África e através do Mediterrâneo, capturando Sevilha, Córdoba e Granada. Quando a cidade foi capturada pelos Merinids em 1269, ela entrou em um período de declínio de dois séculos e meio, já que os Merinids já tinham sua capital em Fez.


Marrakech



Marrakech



Marrakech



Marrakech
Photo by Tore Kjeilen/LexicOrient. Used with kind permission from Adventures of Morocco.


A mesquita de Koutoubia, uma das atrações de Marrakech, foi originalmente construída em 1147, mas logo depois foi demolida por não estar corretamente alinhada com Mecca. Foi terminada em sua forma atual em 1199. Ela pode ser vista praticamente de qualquer ponto da cidade.


Mesquita de Koutoubia
Photo by Tore Kjeilen/LexicOrient. Used with kind permission from Adventures of Morocco.


Um ponto que eu achei interessante foi o palácio construído por ordem de Abu Ahmed, um escravo negro que chegou ao poder no final do século XIX. O palácio se chama "El Bahia" e foi o nome mesmo que me chamou a atenção! =] Tinha o objetivo de ser o maior palácio da sua época, e servui de residência para o general francês Lyautey.

Tem também o souk (mercado) de Jma-l-Fna, que é o típico mercado marroquino que vemos nos filmes: encantadores de serpentes, acrobatas, contadores de histórias...


Jma-l-Fna souk


E, como não poderia deixar de ser, a Medina de Marrakech.

Nenhum comentário: