20020724

Hoje vamos por partes, como diria Jack, O Estripador (nossa, essa é velha demais).

Parte um:

Uns dias atrás vi nas referências do sitemeter que alguém tinha vindo de algum lugar chamado FLOCGEL. Não entendi nada e fui lá ver o que era. Abri, olhei rapidamente a página, e vi que a Carla (joakina) é uma das escritoras desse blog (pois é, é um blog coletivo). Até aí tudo bem, porque de uma outra vez tinha acontecido isso também com o Massaro's Dancing Club, e eu imaginei que ela tinha mania de trocar de blogs e colocar links pro meu nos dela. =]
Até que hoje, chegando em casa, fui ver os comentários do blog e tinha um lá falando de "não-thor". Não entendi direito, mas me lembrei que tinha visto um desenho do Thor no FLOCGEL e fui lá pra ver do que se tratava. Não vou ficar aqui explicando o que é um Thor pra elas, quem quiser é só seguir o link (que vai ficar ali do lado, tá Carla?). Mas comecei a ler o blog e vi que o motivo da visita e do comentário "inusitados" foi uma, digamos, homenagem que fizeram a mim e à "viagem virtual" que estou fazendo. Obrigado, meninas!!!



Parte dois:

Ligando mais uma vez pro Marrocos... Peguei o telefone do hotel e disquei.

- "Alou? Bon soir!"

Pedi ao mohammed que verificasse se tinha alguma Fernanda no lobby do hotel. É óbvio que ele não entendeu nada. Repeti e nada, até que ele, tentando entender o que eu queria, repetiu o nome, e eu ouvi a voz da mãe da Fê ao fundo perguntando se era o sobrenome delas que ele estava chamando. E eis que a Fê atende o telefone!!! YAY!

Perguntei se ela estava esperando há muito tempo no lobby, e ela disse que não, que tinham acabado de entrar no hotel e estavam passando pela recepção. Isso que é timing, heim! Falou também que tinham acabado de voltar do show, e que tinham casado ela lá. COMO É QUE É??? Aí ela explicou que no show eles faziam um casamento de 4 mulheres com um homem, que era pra mostrar como era um casamento polígamo, e ela foi uma delas. Casaram as moças com um paulista. Tadinhas... =] Só espero que não seja paulista "a-la" Thyrso. E, falando em Thyrso, a Fê logo me perguntou quem tinha vencido o BBB2, e eu falei que não ia contar, que ela não merecia porque era só sair um pouquinho de perto que já casando com qualquer um =] hahahaha!!!
Perguntei por que ela não tinha descido ontem pra falar comigo no telefone, e ela me disse que o mustapha falou tudo errado pra elas, que ele disse que era pra descerem pra ver o número de quem ligou, e não que eu estaria ligando mais tarde. Que elas é que ligaram pra recepção pra saber o que estava acontecendo. E, como ela não tinha dormido direito na noite anterior, em Tanger, ela ficou no quarto dormindo enquanto a mãe ia ver o que era. Falando do hotel de Tanger, ela disse que os quartos eram muito ruins, tinha um povo mal-encarado, que dava até medo. E isso me lembrou de uma página que eu encontrei ontem, falando do lado ruim das viagens a esses lugares...
Falou ainda que foram na medina de Fez hoje, e depois andaram pelo comércio da cidade nova. Disse que a medina é muito pequena, tudo muito apertado e amontoado, e que tem que prestar atenção pra não se perder do guia, de tanta gente entrando na frente oferecendo mercadoria e querendo negociar preço!!

Então vou aproveitar as dicas e tentar procurar informações sobre estes dois lugares hoje.



Parte três:

Dia 7: Fez
Café da manhã, almoço e alojamento. Pela manhã, visita da cidade. Tarde livre.

Fundada em 789, Fez foi a capital do Marrocos por mais de 400 anos. Seus ápices durante a história foram nos séculos XIV e XVII. Em 1912, quando a França fez de Rabat a nova capital, a importância política de Fez começou a diminuir, mas seu papel religioso e cultural continua até hoje, localizada entre as duas famosas mesquitas de Al-Qarawiyin e Al-Andalus no centro da medina.
Em 789, uma picareta feita de ouro e prata - "fas" em árabe - foi presenteado ao Moulay Idriss I, para ser usada ao traçar os contornos da cidade. Por isso o nome da cidade. Se bem que, se fosse em português, eu acho que ninguém ficaria muito fleiz em nascer ou morar em uma cidade chamada "Picareta" né?
Fez é outra das quatro cidades imperiais do Marroco, sendo as outras duas Rabat e Marrakech.


Fez.


Opa! Não era bem isso que eu queria...


Fez.
Photo by Tore Kjeilen/LexicOrient. Used with kind permission from Adventures of Morocco.


Ah, agora sim!
Tem essa também:


Fez.


Olha só quanta antena parabólica!! Mas agora já tá bom de foto panorâmica né...

Na Medina, um labirinto de vielas irregulares, se amontoam lojinhas e oficinas. Este é o centro comercial, a Kissaria. A Medina é a parte mais antiga e o centro histórico das cidades marroquinas. As medinas eram o centro comercial das cidades até o período colonial, quando uma cidade nova, ou "Ville Nouvelle", foi construída em todos os centros urbanos.

(obs: o link aí de cima é pra alguma empresa de aluguel de casas na medina de Fez, mas tem informações interessantes...)


Bab Boujloud (portão) - acesso à Medina de Fez


A parte mais antiga de Fez, chamada de Bali, foi em grande parte salva pelo general francês Lyautey. Quando a França tomou controle do Marrocos na época da I Guerra Mundial, ele fez tudo o que podia para proteger as estruturas medievais do desenvolvimento moderno. Com isso, Fez el Bali mantém sua estrutura medieval até hoje, sendo uma cidade medieval funcional ainda nos dias de hoje, com ruelas estreitas demais para se passarem carros, e onde burros e mulas são meio de transporte comum.

A mesquita de Fez é enorme, e dizem que, caminhando pela cidade velha (medina), se tem a impressão que a mesquita não acaba nunca. De tempos em tempos se descobre uma entrada para uma mesquita, mas logo se descobre que é sempre a mesma mesquita! Isso acontece porque as partes mais importantes da cidade velha fazem um círculo em volta da mesquita, chamada Kairaouine.


Kairaouine (mesquita)



Palácio Real


E, só pra não deixar de lado as curiosidades, Fez tem um Festival de Música Sacra Mundial!!!

Nenhum comentário: