20020730

Tempo recorde: já comprei o CD do ao vivo do Pato Fu. Mas não vou ficar comentando aqui não, tudo o que eu falei do programa vale pro cd...



Dia 13: Granada - Madrid
Café da manhã. Visita do Palácio da Alhambra e os Jardins do Generalife. Saída para Madrid, almoço em rota. Alojamento.

A história de Granada começa com pequenos povoados de tribos ibéricas. Por volta de 1000 a.C. os fenícios construíram vilas na região. Quando os cartagineses tomaram a costa dos fenícios, assim como o controle do comércio na área (550 a.C.) eles também iniciaram a população de Granada, na época chamada de Elybirge. Uns 300 anos depois os romanos conquistaram toda a península ibérica e o nome da cidade foi mudado para Ilíberis, que não teve um papel muito importante para o Império Romano e, quando o Império começou a decair no século V os visigodos tomaram a cidade. Sob o comando visigodo o tamanho da cidade começou a aumentar, assim como sua importância. O Cristianismo começou a ganhar popularidade entre a população e Granada foi utilizada pela primeira vez como um importante ponto militar. Na mesma época uma pequena comunidade de judeus também se estabeleceu numa área de Grana, chamando-a de Garnata al-Yahut. Em 711 Granada foi invadida por Tariq e a cidade foi finalmente conquistada pelos árabes em 713, recebendo o nome de Ilbira. Em 1010 conflitos internos entre diferentes clãs de nobres árabes quase destruiu toda a cidade. Três anos depois, com a situação resolvida, os Ziries assumiram o poder, declarando independência do Marrocos e formando seu próprio reino na cidade, chamada na época de Gárnata. Também mudaram a cidade de Sierra Elvira para Albacín para poder protegê-la melhor de ataques. Os Ziries se mantiveram no poder durante 2 séculos, constantemente expandindo a cidade. Com a dinastia Nazari, Granada viveu uma época de esplendor, tendo sob seu poder as províncias de Granada, Málaga, e Almaria, e ainda partes de Córdoba, Sevilha, Cádiz e Jaen. Também durante o período dos Nazari foram construídos a fortaleza e o palácio de Alhambra e Generalife, assim como a área hoje conhecida como Albacín. Quando os reis cristãos Ferdinando e Isabel começaram a expulsar os mouros da Espanha, Granada começou a receber um grande fluxo de pessoas e riquezas, vindo de Córdoba, Sevilha, e outras cidades. Foi a última cidade a cair nas mãos dos reis cristãos, em 1492. Os muçulmanos e judeus que viviam na região foram forçados a deixar o país ou a se converterem ao cristianismo. Na mesma época, Cristóvão Colombo foi a Granada pedir a Isabel e Ferdinando uma concessão para construir navios para conquistar a América.


Granada vista do castelo de Alhambra


Concebida inicialmente como uma zonamilitar, a Alhambra passou a ser a residência real e da corte de Granada em meados do século XIII. Durante os séculos XIII, XIV e XV a fortaleza se converte em uma cidadela de altas muralhas e torres defensivas que abriga duas zonas principais: a zona militar (Alcazaba) e a medina. Além de ser o mais importante, é também o palácio árabe mais bem conservado de sua época. O nome quer dizer "o vermelho" e se refere à cor da montanha em que se situa. Existem duas entradas: a Puerta de las Armas, ao norte, e a Puerta de la Justicia, ao sul.


Vista panorâmica do castelo de Alhambra



Puerta de la Justicia


O Generalife era a área de lazer dos reis Nazaries, construído por Muhammad II com a finalidade de servir de horta para o abastecimento dos palácios, assim com opara se erguer a residência de campo do sultão. Para consegui criar um verdadeiro "paraíso" no meio de um clima árido, Al-Ahmar desviou o rio Darro por canais e o fez chegar até seu palacete.


Generalife - Patio de la Acequia


Se isso era pra ser uma horta, eu não sei o que seria o jardim... =P


Geberalife


Amanhã é o último dia na Espanha, o que quer dizer que depois de amanhã a Fernanda já está de volta!!! wooo!! =]

Um comentário:

Rocio disse...

A verdade é que é uma bela cidade, espero que possa voltar em algum ponto, meus pais me levaram 20 anos para saber, eu acho que talvez agora reserve agora seus pacotes de viagens